domingo, 11 de dezembro de 2011

O Labirinto

Escrito em Viçosa, no dia 8/12/11, das 11:30 PM até o dia 9/12/11 às 12:08 AM, o texto "O Labirinto" mostra um olhar de cansaço sobre a vida. Chega a ser interessante. segue o texto:
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Labirinto


      Perdido. Sim, perdido. Estou perdido no labirinto de Daedalos¹, o Labirinto da Vida. Cada decisão que tomo, cada escolha que faço parece levar a lugar nenhum, a um beco sem saída além do retorno. Mas no Labirinto da Vida o tempo rege tudo, e no tempo não há retorno, exceto talvez o eterno retorno², que acompanha a história. Já nem esse é fiel à eternidade, pois o retorno não é eterno e a história caminha para um fim, uma plenitude, uma consumação. Último retorno, é chamada essa consumação, quando Ele retornar. Lindo será esse Dia. Inda o aguardo, o espero. Até lá estarei ainda, se vivo, nesse Labirinto. Há um fio de lã no caminho, no Labirinto. Parece ser o caminho certo que ele indica, pois as coisas só dão certo quando o sigo. Mas segui-lo é renunciar minha capacidade de encontrar um outro caminho. Sei que não há outro caminho, mas meu orgulho me impede de assumir isso e de deixar que outra coisa me controle. Afinal, eu devo governar a mim mesmo! Não? A resposta eu sei e você também[, imagino]. Mas pô-la em prática é simplesmente altamente desafiador. Acabo preferindo vagar e vagar pelo Labirinto sem alcançar nada do que seguir a resposta clara aos meus olhos.


¹ O labirinto de Dédalo, feito para aprisionar o minotauro. (http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9dalo)
² Eterno Retorno é um dos temas da filosofia de Nietzsche. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Eterno_retorno)

Um comentário:

  1. Hehe, adoro metáforas... eee ehhh, preguiça de ler sobre o Eterno Retorno ¬¬ um dia descubro o que é

    ResponderExcluir