segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Reflexão sobre a corrupção

Eu ia por outro texto hoje, mas como hoje é dia 5 de dezembro, e eu não tinha o blog no dia 5 de novembro, me lembrei da renomada frase do filme "V de vingança" (quem não viu fica a dica): "remember, remember, the fifth of november". Então pensei em por alguma coisa diferente, aí lembrei que eu tinha esse texto, "Reflexão sobre a corrupção", e de que o símbolo atual da luta contra a corrupção é a máscara do V. Então, eis umas imagens e o texto (escrito em Viçosa no dia 15/11/11 das 9:40-10:04):

Protesto contra a corrupção na avenida paulista.

O herói "V", do filme "V de vingança".

      A corrupção surge da busca pelo prazer a qualquer custo, onde o corrupto confunde prazer com felicidade. Ao buscar o prazer, o corrupto burla normas achando que quanto mais prazer obtiver mais feliz será, mesmo que prejudique outros para obter prazer. Muitos corruptos se corrompem por dinheiro, pois este pode comprar o prazer momentâneo e imediato. Porém a corrupção vira necessidade quando a busca pelo prazer vira vício, e o corrupto perde totalmente o controle para a Carne, não conseguindo parar de se corromper. A corrupção é egocêntrica, pois procura-se com ela servir a si mesmo de prazer e felicidade, sem se importar com os outros. Logo vê-se que a corrupção é filha do orgulho, como todo e qualquer pecado, pois a pessoa corrupta se coloca no lugar de Deus, no centro (egocentrismo*), ao invés de deixar Deus e Cristo no centro (teocentrismo; cristocentrismo), e se acha superior a Deus, atirando-o na periferia de sua vida. Essa pessoa será eternamente insatisfeita e infeliz, a menos que recoloque Deus no Seu devido lugar, o centro.


* Ainda vai aparecer outras vezes nesse blog essa ideia de contrapor o egocentrismo ao cristocentrismo, e não ao altruísmo, pois acho eu, todos estão relacionados, mas Cristo deve estar no centro de nossa vida, e nos na periferia, enquanto o próximo deve estar mais próximo do centro que nós mesmos mas nunca no centro exato, lugar que deve ser assumido exclusivamente pelo Deus Triúno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário